Como saber se devo usar aparelho ortod么ntico?

Os motivos podem variar de pessoa para pessoa ou, até mesmo por outros fatores, como por exemplo, a idade. Mas o que deve ser observado com atenção é o propósito do tratamento: a correção de problemas como o apinhamento dos dentes (dentes “encavalados”), má oclusão, disfunção têmporo mandibular, entre outros, além da estética.

O tempo do tratamento depende de vários fatores que determinam sua duração: tipo do problema ortodôntico (que são variados e podem existir em conjunto ou isoladamente em cada paciente), resposta do organismo as forças aplicadas, tipo de aparelho indicado para o caso em questão e até a colaboração do paciente durante o tratamento.

Ressaltamos que para saber com total certeza sobre a real necessidade de usar aparelho ortodôntico, é necessário visitar seu dentista regularmente e fazer uma avaliação sobre sua saúde bucal. Um profissional especializado em ortodontia é quem pode indicar o tratamento através do aparelho.

O tratamento ortodôntico é voltado à saúde bucal, pois promove a normalização das funções orais na fala, mastigação e respiração. Tem a finalidade de corrigir o posicionamento dentário, assim, evitando danos à articulação da face, perda de dentes e doenças na gengiva.

Mas não podemos ignorar que o fator estético está associado ao seu uso. Afinal, quem usa, sabe que ele pode acabar se tornando, também, um acessório, como um óculos, por exemplo. Por isso, a questão da vaidade individual influência em decisões como a cor das famosas “borrachinhas” (ligaduras), por exemplo.

Existem diferentes tipos de aparelhos para tratar da má oclusão, mas genericamente, é possível dividir em duas categorias: fixos e móveis" - explica a Dr. Mara Nagib.
Tipos de Aparelhos
Aparelho Fixo: (Braquetes Metálicos)

Normalmente o mais utilizado em tratamentos ortodônticos, possui bandas e fio ortodôntico que é fixado aos braquetes com borrachinhas coloridas ou não com a função de mover gradualmente os dentes para a posição correta. O período de tratamento varia de acordo com a reação do organismo do paciente, exigindo o acompanhamento periódico do dentista e a higienização diária da boca.

Aparelho Fixo Estético: (Braquetes Estéticos)

Possui a mesma função que o aparelho metálico, corrigir dentes tortos e desalinhados, com a vantagem de que os braquetes de Cerâmica ou de Policarbonato (plástico) são da mesma cor dos dentes o que os deixa muito mais discretos que os metálicos e quase que imperceptíveis. Também podem ser indicados os braquetes de Safira praticamente transparentes proporcionando mais segurança e beleza ao sorriso do paciente.

Aparelho Ortodôntico Autoligado

Esta técnica permite reduzir em até sete vezes o período de tratamento quando comparado com o convencional. Sua principal diferença é que não utilizam as famosas borrachinhas coloridas para prender o arco ortodôntico ao bráquete. Isso permite um menor acumulo de placa bacteriana nos componentes do aparelho, diminui o atrito entre os dentes, facilitando sua movimentação, tornando o tratamento menos dolorido e mais confortável.

Fale com seu dentista

Agora que conhece um pouco sobre os aparelhos e suas finalidades, converse com seu dentista para entender qual a melhor opção para você. É importante realizar o tratamento de forma adequada, com consultas periódicas ao dentista e uma completa higienização, incluindo sempre o aparelho nessa limpeza. 

Todos os direitos reservados 漏 2017 | Boutique Dental