Sa煤de e Higiene Bucal

A higiene bucal regular é extremamente importante para a prevenção das doenças bucais e garantem muitos outros benefícios que vão da estética a funcionalidade. Ela é necessária para manter a saúde de seus dentes, boca e gengiva, em todas as idades.

Uma boa higiene oral é muito eficaz na prevenção de cáries, doenças da gengiva como a gengivite, a periodontite e outros problemas na boca, além de ajudar a prevenir o mau-hálito (halitose), por exemplo, que em geral, são causados pela proliferação descontrolada de bactérias na cavidade oral.

A alimentação aliada a outros fatores promove a instalação e multiplicação de bactérias na boca. Por isso, é importante ter muita atenção com a nossa higiene bucal, limpando a boca, gengiva, língua e dentes, todos os dias, adequadamente.

A prevenção de doenças bucais, aliada ao bom hálito e sorriso saudável, são o resultado de uma boa higiene bucal.

Como manter a saúde bucal?

É essencial no dia a dia, não só pela questão da saúde em geral, mas também pela questão emocional, já que a estética proporciona autoestima e segurança para se relacionar com pessoas. Por isso, saber como cuidar dos dentes e gengiva é fundamental com a escovação sendo realizada  pelo menos por dois minutos.

Outro aspecto importante é o cuidado com a escova e a sua substituição. Após escovar os dentes, devemos agitá-la, de modo a deixá-la o mais seca possível e guardá-la em pé, o que contribui para que ela seque melhor. Devemos trocar nossas escovas a cada três meses, pois, ao longo do tempo, as cerdas começam a se deformar, tornando a escovação menos eficaz. Além disso, as escovas são meios muito favoráveis à proliferação de fungos, bactérias e outros micro-organismos, então seu uso por muito tempo favorece que esses seres se multipliquem.

uso do fio dental é extremamente importante para completar a higienização dentária. A escovação dentária, sozinha, não é suficiente para a remoção da placa bacteriana ou dos resíduos alimentares onde as cerdas da escova não alcançam. O fio dental deve ser usado pelo menos uma vez por dia, de preferência antes da última escovação.

Caso sua gengiva doa ou sangre quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver passando por um problema de mau hálito, consulte um dentista. Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave. Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.

A sua higiene bucal contribuí para uma vida mais feliz, com mais sorrisos e segurança para mastigar, se relacionar e ser você mesmo. Visite regularmente seu dentista e previna-se!